Sobre comunidades e conjuntos

Hash enviou as seguintes perguntas:

Eu sou polixenogênero e não tenho muito contato com comunidades não-binárias em português. Tudo que eu encontrei de material NB popular eram definições básicas ou grupos sem muito conhecimento ou foco em xenogêneros. Eu gostaria de saber se existem grupos por aí em português aonde seja normal falar das próprias experiências xenogênero.

Também gostaria de sugestão de linguagem. Uso ae/aer em inglês por ser algo que remete a ar (meu elemento de gênero é éter, que é ar + espírito). Prefiro ter apenas um conjunto ao ficar trocando quando os gêneros mais presentes em mim mudam. O elemento de gênero ar significa fluidez e usar ar como base para um conjunto me contempla como pessoa xenogênero. Dito isso, prefiro que o final de palavra seja uma letra só, como e, y ou i. Também não gosto de a, e, o, ae, ao, oa, x ou y como artigos. Sei que posso só cunhar algo pra me contemplar, mas eu queria saber das sugestões de vocês.

Já agradeço pelas respostas!

Infelizmente, não conheço comunidades focadas em pessoas xenogênero, ou que tenham muitas pessoas xenogênero, em português.

(Sinceramente, não conseguiria nem indicar grupos mais específicos do que NB, trans ou gênero-fluido, ainda que eu saiba que existem homens NB, mulheres NB, pessoas do espectro agênero, pessoas NB transfemininas e pessoas NB transmasculinas suficientes para fazer grupos entre si, se assim desejassem. Mas realmente não conheço muitas pessoas xenogênero lusófonas.)

Se você deseja espaços inclusivos de pessoas xenogênero… tem a instância de Mastodon que administro, colorid.es, e um fórum que administro em http://orientando.org/forum, além de alguns servidores de Discord (um do Orientando, um para treinar neolinguagem, e um para/sobre este blog). Se quiser, depois é só falar comigo em Aster#3972 para eu te convidar para esses servidores.

Sobre o conjunto:

Em relação a um artigo, posso sugerir: ea, el, en, le, i, fe ou não usar nenhum.

Em relação a um pronome, talvez algo como ael, ale, el, elae, éli, elz, il, íli, ily ou yl?

Em relação a um final de palavra… acho que você já respondeu por si? Não existem muitas alternativas pronunciáveis em relação a finais com uma letra só. Se e, i e y não te agradam, só se for algo como x (pronúncia muda), z, s ou é.

~ Ás

PS: Acredito que muita gente possa não ter entendido alguns termos nesta postagem, então aqui estão alguns links que podem ajudar quem se dispõe a aprender mais:

O que são xenogêneros?

O que são elementos de gênero (em inglês)

Elemento alteriano (ligado ao elemento espírito): Um elemento de gênero xenino (em inglês)

Elemento ventuliano (ligado ao elemento ar): Um elemento de gênero vago/indefinido/difícil de definir (em inglês)

Elemento eteriano (éter; ar + espírito): combinação dos elementos alteriano e ventuliano (em inglês)

Exemplos de artigos, pronomes e finais de palavra que incluem neolinguagem

Testador de conjuntos

Um comentário sobre “Sobre comunidades e conjuntos”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s