Termos para a família

A., que usa o pronome ele, fez o seguinte pedido:

Eu queria seriamente saber o neutro de Pai/mãe e variados tipo Vô/Vó

Não existem palavras reconhecidas para funções do tipo. Qualquer palavra que você escolher usar vai ter que ser explicada para a maioria das pessoas, inclusive as familiarizadas com neolinguagem.

Uma opção é usar palavras que possuem significados diferentes desses que você citou, mas que, dependendo, podem servir, como parente, responsável, familiar ou (pro)genitore.

A outra é usar alguma opção proposta mas pouco usada, ou cunhar algo que lhe agrade.

Algumas propostas podem ser encontradas aqui e aqui.

Em relação a cunhar algo novo, eu tenho uma observação a fazer: é possível fazer dois tipos de palavras do tipo.

Uma seria uma palavra neutra, no sentido de que valeria independentemente do gênero e da linguagem da pessoa. Por exemplo, rês é uma versão curta de responsável, e portanto não mudaria entre uma pessoa que usa -/elu/e e i/ily/y. Também poderia ser usada por pessoas que estão confortáveis com mãe ou pai, em vários (mas não todos) os casos.

Outra seria uma palavra que muda de acordo com o final de palavra. Por exemplo, atore (versão com final e de ator/atriz) seria para pessoas com final de palavra e, enquanto uma pessoa com final de palavra ae se diria atorae, e uma pessoa com final de palavra x se diria atorx.

Para mãe/pai, eu pessoalmente prefiro versões com n, como nai/nanai/nane. Eu também gosto da ideia de usar a sílaba fa e completar com um final de palavra, como em fae (final e), fay (final y) ou fá (final a).

Para avó/avô, acho que talvez avo (pronúncia: á-vo) poderia servir, assim como avu (pronúncia: a-vú). Talvez usar o final de palavra para variações em vovó/vovô, como vevé ou vevê, vyvy ou vaevae, sendo que pessoas NB que usam final a poderiam usar vavá e quem usa final o poderia usar vovo (pronúncia vô-vo)? Isso pode ficar meio confuso, mas acho que é uma questão de costume.

Enfim, experimente e veja o que acha melhor. Ao menos no momento, não existem muitas regras fixas.

Quanto a “variados”, não sei bem o que você precisa, já que essas seriam as variações mais difíceis. Irmane? Tie? Prime? Sobrinhe? Cunhade?

Enfim, espero ter ajudado.

~ Ás

Além do que Aster respondeu, seguindo as lógicas usadas nas outras páginas e aqui nessa postagem, eu sugiro algo que pareça com as terminações -ãe e -ai (de mãe e pai). Pensamos em -aê. Daí poderíamos ter as palavras faê, naê e baê. (e talvez fafaê, nanaê e babaê). Pensei em faê como uma alternativa neutra que engloba também mães e pais. Mas pode ser só uma opção alternativa assim como as outras, dependendo de qual a pessoa gostar.

Sei que a princípio são termos estranhos e parece que nunca vão se espalhar, mas também acredito ser questão de costume. Cunhar palavras novas, ainda mais seguindo as raízes, é bem difícil. Por ora, acho que é isso.

~ Rubião

Um comentário sobre “Termos para a família”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s