A seguinte pergunta foi enviada:
Então todo o relacionamento entre mulheres a gente pode chamar de sáfico? mesmo sendo entre duas bissexuais ou até mesmo duas lésbicas?
Sim, o termo sáfico foi cunhado com a intenção de ser amplo, para englobar todas as mulheres que tivessem atração, exclusiva ou não, por outras mulheres. É um termo inclusivo não apenas por isso, mas também por definir relações sem remeter a orientações, pois é de senso comum chamar um casal de mulheres de lésbico, o que contribui com apagamento multi, a-espectral, etc.
Acho interessante ressaltar que pessoas não-binárias que são mulheres de alguma forma (demimeninas, certas pessoas gênero-fluído, mulheres-fluxo, etc.) também podem acessar esse termo se forem atraídas por mulheres.
~ Oltiel
Só pra reforçar bem:
Assim como está escrito aqui, a palavra sáfica pode ser usada de três formas.
a) Atração ou agrupamento baseado em atração: Uma mulher pan pode dizer “ai, eu sou tão sáfica” ao refletir sobre suas atrações por mulheres; um grupo para mulheres* que gostam de mulheres* pode se autodenominar um grupo sáfico;
b) Descrição de relacionamentos: Qualquer relacionamento entre mulheres* pode ser chamado de sáfico, independentemente das orientações das pessoas. Isso inclui relacionamentos entre duas mulheres lésbicas, entre duas mulheres bissexuais, entre uma mulher assexual e uma abrorromântica, entre uma mulher pan, uma mulher netúnica e uma mulher arromântica lésbica, entre três mulheres lésbicas e uma mulher polissexual, etc.;
c) Orientação: Alguém que só sabe sobre ser sáfique e que não tenha certeza sobre o resto, ou que se importe com essa parte de sua orientação, pode usar sáfique como orientação, ou como uma de suas orientações. Alguém pode se dizer sáfique e bi, ou mulher assexual demirromântica sáfica, ou pode só se identificar como mulher não-binárie sáfique.
* Isso cobre mulheres e pessoas que se consideram mulheres em algum aspecto, ainda que não sejam mulheres binárias, como apontado acima.
Também acho importante apontar que, como qualquer outro rótulo, é possível escolher não utilizá-lo. Um casal de mulheres pan pode preferir rotular seu relacionamento como pan ou como pluraliano, uma mulher lésbica pode não querer se dizer sáfica, ume mulher NB pode sentir que está sendo maldenominade ao ser chamade de sáfique.
Espero que, depois disso, suas dúvidas sobre o termo tenham sido resolvidas!
~ Ás