Resposta a uma pergunta que demonstra sentimentos complexos sobre gênero

Yun, que usa (o, u)/(ele, elu)/(e, u) (linguagem formatada para facilitar a visualização), mandou a seguinte pergunta:

Olá, em agosto do ano passado descobri minha sexualidade (pansexual) e desde então venho questionando sobre minha identidade de gênero, porém estou muito confuso, as vezes eu não me importo em ter uma aparência mais feminina, ou que utilizem pronomes ou nomes femininos, mas tem vezes que isso me incomoda muito e que eu sinto muita disforia, no momento prefiro pronomes masculinos ou neutros.

Cheguei a pensar que sou uma pessoa não-binárie, ou gênero-fluido, ou até mesmo um homem trans, mas sinto que não me encaixo em lugar nenhum e estou muito confuso, é possível ser um homem trans gênero-fluido? Comecei a me questionar isso recentemente, me identifico muito como gênero-fluido, mas gosto de ter uma aparência mais masculina ou andrógina, e estou pensando seriamente na possibilidade de futuramente fazer um tratamento hormonal e uma mastectomia.

Eu apenas gostaria de saber quem eu realmente sou, não aguento mais me sentir tão confuso…

(Parágrafos adicionados para facilitar a leitura.)

Bem, para começar, acho que é importante você ter em mente que os seguintes conceitos existem:

Alinhamento de gênero é uma forma de pessoas não-binárias falarem que possuem certas similaridades com algum gênero ou a alguma identidade de gênero, sem que sua identidade de gênero chegue a ser necessariamente próxima ou igual a ela.

Uma pessoa agênero que não se importa de viver e ser tratade como homem no dia-a-dia pode dizer que é solariana, ou seja, seu alinhamento de gênero é com o gênero homem. Ume andrógine lésbique que sente que sua atração funciona como a de uma mulher, mesmo que não queira ser tratade como mulher em geral, pode dizer que é lunariane, ou seja, seu alinhamento de gênero é com o gênero mulher.

(Existem vários alinhamentos de gênero que não são binários também, mas quis dar uns exemplos fáceis.)

Expressão de gênero é uma forma de se vestir, de agir, de usar acessórios, de fazer modificações corporais, e etc. que performa qualidades relacionadas a gênero.

Um homem que gosta de ter unhas pintadas e usar vestidos e sapatos de salto alto pode dizer que tem uma expressão de gênero feminina. Uma pessoa gênero neutro que tenta ao máximo possível esconder “sinais de gêneros binários” em sua aparência ou forma de agir pode dizer que tem uma expressão de gênero neutra.

É possível ler mais sobre alinhamento e expressão de gênero neste texto.

Transição física desejada é algo que, embora possa indicar a identidade de gênero de alguém, não necessariamente é correspondente com as noções cissexistas do que é o “sexo certo para cada gênero”.

Existem mulheres trans que querem manter seu pênis. Existem proxvires que não se importam em ter vagina. Existem mulheres não-bináries que querem remover seios e crescer barba. Existem homens cis que colocam ou querem colocar seios de silicone.


Eu acho provável que:

É possível ser gênero-fluido e sempre querer uma expressão de gênero masculina, ou sempre querer que usem certos conjuntos que você associa com masculinidade para você, ou sempre querer ter um corpo associado com homens.

Também é possível que essas coisas acabem mudando de tempos em tempos de acordo com o gênero que você é no momento.

Existe o rótulo sensmasculine, que é para pessoas que são transmasculinas, mas só parcialmente ou ocasionalmente.

Se você não acha que a parte masculina se encaixa tanto assim em você, você pode se dizer transneutru, transandróginu, sensneutru ou sensandróginu.

Você pode, sim, se dizer homem trans não-bináriu e/ou gênero-fluido, se você achar que isso te represente melhor.

Espero que isso possa ajudar um pouco com suas dúvidas!

~ Ás

PS: Provavelmente não é seu caso, mas não se esqueça de que pessoas não precisam ter um “lado masculino” ou um “lado feminino” para serem gênero-fluido! Pessoas gênero-fauno, gênero-fae, eafluidas que não passam por gêneros assim e de outras identidades similares existem!

2 comentários em “Resposta a uma pergunta que demonstra sentimentos complexos sobre gênero”

    1. Ser gênero-fluido não tem a ver com por quem ou se uma pessoa sente atração. Uma pessoa gênero-fluido é simplesmente alguém cuja identidade de gênero passa por mudanças; ou seja, uma pessoa gênero-fluido pode ser homem alguns dias e sem gênero em outros dias, ou pode sempre ter 4 ou mais gêneros diferentes mas os gêneros em si mudam de tempos em tempos, por exemplo. Mas, independentemente da experiência de gênero de alguém gênero-fluido, é possível que a pessoa seja atraída somente por mulheres, ou somente por homens, ou somente por pessoas não-binárias, ou que sinta atração por múltiplos gêneros, ou que não sinta atração por nenhum gênero, ou que sua atração mude de tempos em tempos, e por assim vai. Assim como ser homem ou mulher não presume se/por quem alguém sente atração, ser gênero-fluido também não presume isso.

      Espero ter ajudado; se ainda não deu pra entender bem isso, sugiro dar uma olhada nos textos introdutórios de http://orientando.org sobre esse tipo de assunto.

      ~ Ás

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s