Não, xenogêneros não são “bait”

Z., que usa ê/elu/e, mandou a seguinte pergunta:

Queria saber se gêneros como gênero estrela, vácuo e derivados são gêneros. Tenho certeza que são mas com tanta gente dizendo que são bait eu fico me questionando

As identidades que você citou são de um grupo específico – caelgêneros, identidades de gênero relacionadas com espaço – mas mesmo quando você cita “derivados”, acredito que esteja falando de qualquer xenogênero.

Xenogêneros são identidades de gênero que utilizam arquétipos, sentimentos, objetos, elementos da natureza, estéticas e outras coisas que comumente não são vistas como relacionadas com gêneros como metáforas, analogias e/ou descrições em suas definições.

Posso afirmar que, sim, estas são experiências reais.

Talvez não como a maioria pense. Pessoas costumam ver alguém se descrevendo como gênero-estrela e pensam que a pessoa se identifica como estrela de forma que tem mais a ver com otherkin do que com identidade de gênero, quer fazer transição física para virar uma estrela e quer agir como se fosse literalmente uma bola de fogo gigante que consumiria imediatamente nosso planeta e mais uma série de corpos celestes se realmente tivesse esse tipo de corpo.

Eu não posso dizer como pessoas que são kin com elementos celestiais se sentem ou agem, embora eu acredito que também não tenha tanto a ver com estes estereótipos. Porém, eu posso dizer que é só ler sobre as experiências de quem se identifica com caelgêneros ou com xenogêneros num geral para perceber que estão apenas falando de experiências de gênero de forma muito mais abstrata do que os padrões normativos de cada gênero ser equivalente a um corpo, um tratamento (conjunto de linguagem/títulos/nomes esperados) e certas normas sociais.

Por exemplo, aqui estão alguns trechos traduzidos do blog da pessoa que cunhou gênero-estrela (1) (2):

Ultimamente eu estive experienciando um novo gênero que não é homem ou mulher! Eu não acredito que seja agênero, porque é certamente um gênero! É, tipo, bem neutro no “espectro” de gênero, mas não sinto que é andrógino.

A razão pela qual chamo isso de gênero estrela é que, uh, porque quando eu estava pensando sobre ele num dia eu de alguma forma comecei a pensar sobre gêneros não-humanos/de alienígenas e como seriam realmente desconhecidos por qualquer pessoa no momento, e daí acabei pensando que talvez fosse o mesmo gênero que estrelas poderiam ter? (desculpe isso parece super bobo uh)

(…)

Eu apreciaria retorno/crítica em relação a isso, assim como para a terminologia para “Gênero Estrela” já que ainda estou usando o termo rudimentar que cunhei quando estava tendo dificuldade com palavras.

Basicamente, a pessoa estava experienciando um gênero neutro, mas com elementos relacionados com desconhecimento, o que a pessoa relacionou com ser algo de fora do planeta.

Obviamente, gênero-estrela é tecnicamente algo deste planeta porque foi cunhado aqui, mas por que não usar algo não relacionado puramente com gêneros binários ou com o que está entre eles para descrever o próprio gênero? Experiências de gênero podem ser incrivelmente diversas, e reduzir o vocabulário possível para “não parecer mentira” só atrapalha as experiências pessoais de pessoas não-binárias.

Eu já não diria com tanta certeza que gênero-vácuo é um gênero, mas é por conta de uma tecnicalidade, e não do motivo que a maioria pensa: gênero-vácuo é um termo geralmente usado para denotar ausência de gênero, e portanto não é um gênero, mesmo sendo uma identidade de gênero 100% válida.

Aqui está a tradução de um trecho de uma postagem que responde uma pergunta sobre a diferença entre agênero e gênero-vácuo:

Pessoalmente, “gênero-vácuo” não ressona muito comigo da mesma forma que “agênero” ressona.

E mais, algumas pessoas usam agênero como meio que um “gênero neutro”. Enquanto outras usam o termo para dizer que são completamente sem gênero.

Por exemplo, eu flutuo/fluo entre “gênero neutro” e “sem gênero”. Eu sinto que agênero é melhor para me descrever, já que cobre minha flutuação.

Gênero-vácuo, nem tanto. Gênero-vácuo parece que só me cobre quando não tenho gênero. Não me cobre quando meu gênero é neutro.

Já uma resposta a uma pergunta similar (mas que também inclui sem gênero) feita para outro blog contém o seguinte trecho:

Por exemplo, agênero é um termo associado com ser de um gênero neutro e com ausência de gênero. Sem gênero como termo enfatiza a falta de gênero. Gênero-vácuo dá a ideia de espaço e buracos negros e vazio vasto de gênero.

Aqui temos a presença da questão chave dos xenogêneros: a utilização de coisas que “não são gêneros” como metáforas para descrever identidades de gênero.

Identidade de gênero é algo social que tem a ver com quais arquétipos você se identifica ou não dentro da sociedade. Existem pessoas que se veem em arquétipos como mulher ou homem, existem pessoas que se encaixam em algo entre essas coisas, existem pessoas que se veem em arquétipos como masculinidade, neutralidade e feminilidade sem se verem em arquétipos relacionados a gêneros binários, e existem pessoas que não conseguem se encaixar nem nisso.

Daí existem as pessoas que negam se encaixar em qualquer coisa assim, as pessoas que se encaixam em algo mas que só conseguem definir seu arquétipo como a negação destes outros, e as pessoas que se encaixam em arquétipos considerados “novos” ou “inventados”, porque eles não conseguem ser descritos usando apenas os arquétipos mais próximos ao padrão.

Mas eles podem, talvez, ser descritos com metáforas sobre/comparações com objetos espaciais, pedras preciosas, estilos de roupas, plantas, animais, temperaturas, cores e uma porção de outras coisas. E é uma pena que esta diversidade interessante e que deveria ser explorada mais é afastada de uma boa porção da comunidade por “parecer trollagem”.

Aqui estão uns links que recomendo ler para entender mais:

~ Ás

Um comentário sobre “Não, xenogêneros não são “bait””

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s