Y., cujo conjunto de linguagem pessoal é -/-/-, mandou a seguinte pergunta:
Com relação ao termo irrexiane/irrix, é necessário que a pessoa se atraia por pessoas de qualquer identidade de gênero? Uma pessoa trixen, por exemplo, poderia usar esse rótulo por ser trixen? Ou só pessoas omni, pan podem aderir?
A definição de tal termo em sua cunhagem é a seguinte:
Irrexiane é um adjetivo para ser usado por pessoas multi cuja atração desconsidera gênero completamente
Além disso, a postagem especifica que:
É para substituir “cegue em relação a gênero” porque (1) é [um termo] capacitista e (2) deixa implícito que você não enxerga gênero, o que é simplesmente errado. “Irrexiane,” no entanto, é especificamente para a atração daquelus cuja atração, como a minha, não dá nenhuma foda para gênero! Uma pessoa irrexiana pode ser atraída por mulheres, homens e enebês porque gênero não afeta sua chance de atração por uma pessoa.
É válido notar que pessoas pan podem ter preferências, mesmo que a definição comum seja “atração por qualquer ume independentemente de seu gênero”. Este termo ajuda a diferenciar entre pessoas multi com preferências [por certos gêneros] e pessoas multi sem preferências.
Portanto, eu diria que esta é uma cunhagem feita especificamente para pessoas que são, tecnicamente, atraídas por pessoas com qualquer identidade de gênero, mas que podem preferir resumir como sentem atração em “atração por pessoas” ou “atração sem importar o gênero” porque não possuem nenhuma restrição ou preferência em relação à identidade de gênero de por quem podem sentir atração.
Muitas pessoas pan – mas não todas – se veem assim, mas várias pessoas bi, o(m)ni, poli e que usam outros rótulos para suas orientações multi também podem se encaixar nisso.
A versão básica da resposta é que pessoas irrexianas são aquelas que se atraem sem que o gênero seja um fator, e que, se alguém não sente atração por certo gênero, isso significa que gênero é um fator na atração, e por isso alguém não pode se encaixar tanto na definição base de trixen quanto na definição base de irrexiane dentro da mesma categoria de orientação.
Porém, pode ser possível que alguém não tenha interpretado o termo desta forma, e que esteja se referindo a ter atração sem preferência por gênero dentro de sua atração por mulheres e pessoas não-binárias.
Também pode ser possível que alguém sinta atração independentemente do gênero, mas que use trixen como uma forma de dizer que só deseja relacionamentos com mulheres e com pessoas não-binárias, sem considerar isso uma preferência por gênero.
E pode ser possível que, no futuro, algum desses rótulos mude para que seja mais abrangente, de forma que não seja algo aparentemente contraditório ou que precise de uma explicação complexa caso alguém diga que é, por exemplo, periorientade, irrexiane e trixen.
Possíveis termos alternativos
Até onde eu sei, não existe nenhum termo específico para expressar alguém sem preferência por gênero; caso alguém seja trixen e queira especificar não ter preferência nenhuma dentro disso, eu ainda sugeriria só usar trixen ou trixen sem preferência.
Caso a ideia seja especificar alguém que não sente atração por homens, mas que sente atração igual para o resto das identidades de gênero, é possível usar noma/nãomem. Pessoas netúnicas também possuem uma experiência similar, mas também não sentem atração por pessoas não-binárias masculinas ou alinhadas com o gênero homem.
No entanto, assim como trixen, tais rótulos não deixam implícito se há ou não há preferência por algum gênero.
Honestamente, como existem vários termos que são usados para demonstrar preferência por identidades de gênero específicas, acho que ter preferências por gênero é uma possibilidade desconsiderada até que a pessoa diga que tem alguma, por mais que isso não devesse ser algo automaticamente presumido.
~ Ás
Um comentário sobre “Quem pode ser irrexiane?”