Ajuda com orientação?

Uma pessoa enviou a seguinte pergunta:

Sou gênero-fluido e abrossexual, mas somente teria um relacionamento sério com mulheres e gêneros relacionados com a feminilidade. Qual termo é adequado para essa situação?

Sinceramente, não sei bem qual a intenção da pergunta aqui. Penso que a resposta desejada pode ser para:

  • Existe um termo específico para alguém que é gênero-fluido, abrossexual e só quer ter relacionamentos compromissados com mulheres e pessoas não-binárias cujas identidades são relacionadas com feminilidade?
  • Se alguém é abrossexual mas só quer se relacionar com mulheres e pessoas não-binárias cujas identidades são relacionadas com feminilidade, ainda é mais adequado se dizer abrossexual?
  • Existe algum termo para uma pessoa que é abro em sua orientação sexual, mas que só sente atração romântica/alternativa/queerplatônica/etc. por mulheres e pessoas não-binárias cujas identidades são relacionadas com feminilidade?

A resposta a seguir tenta cobrir os três pontos, em nenhuma ordem específica. Espero que seja útil!


Se você já se considera abrossexual, você é abrossexual. Você não precisa usar outros rótulos para sua orientação, se não quiser, independentemente de quem você quiser ou não quiser namorar/ficar/etc.

Existem alguns termos juvélicos que podem ser usados em conjunto com sua orientação (ou no lugar dela) para dar ênfase em sua atração por mulheres e por pessoas não-binárias, como:

Ametriane/Amólique/Braunitiane: Alguém não-binárie capaz de sentir atração por mulheres e por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não.

Enebeane: Alguém não-binárie capaz de sentir atração por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não.

Trízique/Orbisiane: Alguém não-binárie capaz de sentir atração por mulheres, exclusivamente ou não.

Femínique/Femárique: Alguém LGBTQIAP+ capaz de sentir atração por mulheres, exclusivamente ou não.

Embinárique: Alguém LGBTQIAP+ capaz de sentir atração por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não.

Caso o que você queira dizer é que, ainda que você seja abrossexual, você tem uma atração queerplatônica, romântica e/ou alternativa somente por mulheres e por pessoas de gêneros relacionados com feminilidade, existem orientações como:

Bi-: Alguém que sente atração por dois ou mais gêneros.

Poli-: Alguém que sente atração por múltiplos gêneros.

Trixen-: Alguém que sente atração exclusivamente por mulheres e por pessoas não-binárias.

Fin-/Fee-: Alguém que sente atração por pessoas com identidades femininas.

Femidux-: Alguém gênero-fluido que sente atração exclusivamente por mulheres.

Feminamórique/Femina-: Alguém não-binárie que sente atração somente por mulheres.

Você pode usar sufixos como -(r)romântique caso a orientação seja romântica, -queerplatônique caso a orientação seja queerplatônica, e por assim vai. Você também pode usar o sufixo -flexível para indicar que a atração não é exclusiva a tal ou tais gêneros; por exemplo, alguém feeflexível sente atração por pessoas com identidades femininas mas de vez em quando por outras pessoas também.

É possível usar sufixos como -orientade ou -atraíde se você não quiser ou puder especificar o tipo de orientação.

Você também pode, se quiser, deixar de usar abro, caso sinta que é mais relevante expressar com quem você quer ter relacionamentos ao invés de como sua atração funciona. Porém, especialmente em círculos com opiniões menos inclusivas, isso pode gerar conflitos com outras pessoas que sentem que você está “escolhendo sua orientação” de forma que supostamente fere outras pessoas (ainda que seja apenas algo que você esteja fazendo por sua própria conveniência em um mundo heterossexista e monossexista).

Qualquer que seja sua decisão, ela não é errada ou nociva. Sua orientação é sua e você não deve detalhes sobre ela a ninguém. Os critérios que cada pessoa usa para decidir quais termos usar para sua orientação não são universais e nunca foram, ainda que tenham pessoas que ditem o contrário. Estas só causam pessoas a esconder detalhes sobre suas orientações, ao invés de obrigar pessoas a escolherem as orientações “certas” segundo reducionistas com sucesso.

Porém, sugiro tomar cuidado caso alguém ofereça um termo para atração por “mulheres e pessoas femininas”, porque, ainda que possível, geralmente as definições que essas pessoas usam para justificar esse agrupamento são conformistas de gênero e/ou cissexistas.

“Pessoas femininas”, “pessoas de gêneros femininos” ou “pessoas de identidades femininas” não são equivalentes a “pessoas não-binárias com vaginas”, “pessoas que parecem mulheres” ou “pessoas designadas como mulheres ao nascimento”. Pessoas femininas podem ser homens cis inconformistas de gênero, podem ser melles, podem ser pessoas agênero, podem ser fessaris. Pessoas com gêneros relacionados com feminilidade também não necessariamente gostam de usar maquiagem ou vestidos, e não necessariamente possuem corpos afetados por estrogênio.

Mulher também não é equivalente de gênero feminino, por mais que nossa sociedade exorsexista, cissexista e conformista de gênero tente dizer o contrário. Mulheres podem ser pessoas neutras, masculinas, andróginas, etc. Pessoas com gêneros como neulier, femil e qufa também podem se dizer mulheres ou adjacentes a tal gênero.

Não estou dizendo que não é possível que pessoas tenham atração legítima apenas por mulheres e por pessoas femininas, de forma que não dê pra resumir isso como atração por mulheres e pessoas de identidades similares ou como atração por pessoas femininas porque tal atração inclui mulheres não-feminines e pessoas femininas que não são mulheres. Mas é por essas questões que dificilmente você vai achar um termo que inclua só esses dois fatores, ao invés de apenas múltiplos gêneros ou mulheres e pessoas não-binárias.

~ Ás

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s