Como identificar atração queerplatônica?

A seguinte pergunta foi enviada ao blog:

como eu faço pra saber se sinto atração queerplatônica ou não? Sempre que eu me imagino em um RQP, me imagino com outre não binárie, mas as vezes sinto que eu não sentiria atração nenhuma se eu realmente estivesse em um RQP e as vezes também questiono se o que eu sinto é só atração platônica mesmo

Se você não sente atração, você não sente atração. Não adianta muito ficar especulando sobre a possibilidade de você ter atração ou não.

Atração queerplatônica geralmente é definida como a vontade de estar em um relacionamento queerplatônico com alguém. Se você nunca teve vontade de ter relacionamentos queerplatônicos com alguém específique, você pode dizer que não sente essa atração.

Assim como outros tipos de atração, é possível ter fantasias ou mesmo não se importar em ter um relacionamento com alguém sem sentir atração. Pessoas cupio existem, pessoas aego existem, e pessoas que nem usam rótulos específicos pra isso além de assexual ou aro ou outros assim também.

E, assim como a maioria das pessoas não nasce sentindo atração, é possível que você eventualmente sinta atração e queira mudar o rótulo que usa (se é que você for usar um, já que orientações queerplatônicas raramente são mencionadas ou perguntadas sobre).

Porém.

Queerplatônique é um termo que foi feito para ser vago. Caso você possa, recomendo ler as seguintes postagens:

Estas postagens falam sobre o conceito de relacionamentos queerplatônicos ao invés do tipo de atração relacionado, mas a questão é que os conceitos de atração e de orientação queerplatônicas vieram depois – e a partir – desse conceito.

Você pode ter atração platônica ou alternativa (ou outra) e usar ela para medir interesse em relacionamentos queerplatônicos. Você também pode não definir nenhuma atração que você tem como queerplatônica e ainda se abrir à possibilidade de estar num relacionamento queerplatônico. Não há a necessidade de usar o conceito de atração ou de orientação queerplatônica se você não sabe se ele se aplica a você, ou se você concluir que esses conceitos não se aplicam a você.

Resumindo: Não dá pra fazer nenhum teste pra saber se você sente ou não certo tipo de atração. Mas isso também não é um problema. Você ainda pode entrar ou não entrar nos tipos de relacionamentos que você tem vontade de ter, sem que a atração importe. É importante se comunicar abertamente sobre suas vontades num relacionamento, independentemente das formas de atração que vocês sentem.

~ Ás

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s