Alguém perguntou:
existe alguma orientação em que você gosta da ideia de namorar alguém, mas ao mesmo tempo sente repulsa em relação a coisas consideradas românticas ou a se imaginar participando delas?
Primeiramente, acho que vale a pena lembrar que orientações geralmente são definidas a partir da presença ou ausência de atração romântica, e de acordo com as condições para que a atração possa ocorrer (caso existam).
Embora não haja nada de errado em usar termos que indiquem mais do que isso, esse tipo de sentimento conflitante pode ser compatível com a maioria das orientações românticas. Uma pessoa pode ser panromântica e ter repulsa a atos vistos como românticos, ou pode ser arromântica mas ter interesse em participar de relacionamentos românticos por desejar a intimidade implícita nelas, por exemplo.
Ainda assim, é comum que existam termos a-espectrais – ou que geralmente são vistos como pertencentes a tal guarda-chuva – que indiquem esse tipo de detalhe. Aqui estão alguns deles, e mais outros que podem encaixar:
Inactromântique, inactorromântique ou initiarromântique: Alguém que sente atração romântica e que tem vontade de estar em relacionamentos românticos, mas que sente repulsa a ações associadas com atração romântica.
Acorromântique: Alguém que sente atração romântica e que quer agir com base nesta atração, mas que ao mesmo tempo sente uma grande aversão a isso por conta de apreensão, experiências ruins ou outros receios relacionados a se envolver em relacionamentos românticos.
ARCromântique: Alguém que sente aversão, repulsa e/ou conflito (no sentido de ter sentimentos conflitantes) em relação a romance. Alguém ARCromântique não precisa ser arromântique.
Apotirromântique: Alguém que tem repulsa a romance. Algumas definições – mas não todas – também especificam que pessoas apotirromânticas nunca sentem atração romântica.
Cupiorromântique: Alguém que não sente atração romântica, mas que deseja participar de relacionamentos românticos.
Aegorromântique: Alguém que consegue gostar da ideia de romance e fantasiar ativamente sobre romance, mas que não sente atração romântica, e provavelmente nem vontade de participar de um relacionamento romântico.
Alguém que possui uma falta de conexão entre si e o objeto de adoração romântica, de forma que talvez até consiga imaginar na teoria como seria se apaixonar, mas sem conseguir.
Volitromântique: Alguém capaz de sentir atração romântica, mas que não a sente por ninguém em particular.
Entendo que talvez nenhum destes termos seja adequado para essa situação específica da pergunta; inactorromântique chega perto mas não se a pessoa em questão for cupiorromântica também. Se for esse o caso, talvez um termo novo tenha que ser cunhado.
~ Ás