Demissexual e outras coisas?

Alguém enviou a seguinte pergunta:

Olá, há algum tempo tenho de entendido como uma pessoa demissexual… No entanto não posso dizer que não tenho libido ou que minha libido eh fraca… Mas que sinto naturalmente atração sexual por quem criei algum tipo de vínculo e muito pouco provável vá sentir atração sexual por quem não tenho algum vínculo afetivo. No entanto, sou capaz de ter vínculo afetivo com mais de uma pessoa ao mesmo tempo, com varias formas de expressão de gênero… Estou um pouco perdide e confuse. Sei que não me entendo como alguém que gosta e quer praticar sexo compulsivo, nem quero me entregar sexualmente a quem não posso confiar de fato. Ao mesmo tempo sinto que sou capaz de ter prazer com mais de uma pessoa (se houver conexão) independente do seu gênero… Como demissexual eh muito conhecido como um termo para assexuais (pessoas que sentem nenhuma ou pouca atração sexual) me senti um tanto contraditórie, uma vez que sou capaz sim de sentir atração sexual e muita, desde que os vínculos existam e eles podem se estabelecer com mais de uma pessoa, independente do gênero. Afinal, qual o termo para isso? Demi-multi? Ainda não sei… Espero que tenha sido clare, e se puder me ajudar com uma resposta, serei muito grate!

Sentir um desejo sexual grande sendo uma pessoa demi de maneira nenhuma contraria o fato de alguém ser assexual. A demissexualidade como expressão da assexualidade não é contraditória, porque ser assexual não é apenas sobre ter nenhum ou pouco desejo, também pode implicar num desejo que aparece somente numa condição específica, como esta, de só querer se relacionar sexualmente com pessoas com as quais se tem vínculos fortes. Pra ser assexual, não importa exatamente a quantidade de desejo que se tem quando a condição acontece; e sim que essa condição exista, esteja ali dentro.

Ademais, ser demissexual não invalida a existência de outras identidades, isto é, você pode se atrair sexualmente só por pessoas com quem você tem uma relação forte, e essa atração ainda assim pode depender (ou não) da identidade de gênero dessas pessoas (exemplo: lésbiques que são demissexuais). Sendo assim, você pode sim se identificar com vários rótulos ao mesmo tempo, identidades além da demissexualidade, como ser multi, bi/poli/pansexual (e ainda se considerar não-monogâmique).

(Nota pessoal: Não soube até hoje da existência de um rótulo que combine as duas identidades, multi e demi. Porém, você pode usar as duas em conjunto sem problema pelos motivos explicados acima, e se não existir nenhum nome que se encaixe na sua situação, você pode até cunhar o seu 🙂 )

– Muriel

Apenas adicionando, já que a resposta acima já cobriu todos os pontos importantes:

Existem alguns rótulos que combinam identidades a-espectrais com orientações que determinam por quantos/quais gêneros alguém sente atração, como aliquis, mas muitas pessoas simplesmente não especificam a orientação fora da a-espectralidade, enquanto outras combinam os prefixos.

Então vão ter pessoas que se dizem demissexuais multissexuais, outras que se dizem demimultissexuais, outras que se dizem multidemissexuais, outras que colocam hífen ou barra entre os prefixos para facilitar a leitura, e por assim vai.

Pessoalmente, eu geralmente só falo que sou demissexual em relação à minha orientação sexual, mas quando especifico a questão de gênero falo que sou virflexível e demissexual separadamente, ao invés de virflexdemissexual, ainda que seja uma opção válida. Não há regras, é uma questão de preferência.

– Ás

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s