Identidades não-cis e recomendações de conteúdo

Uriel, que usa o conjunto de linguagem ã/elã/-, enviou a seguinte pergunta:

Olá!

Vocês poderiam compartilhar alguns termos mais abrangentes no que diz respeito à identidade? Estou achando muito difícil não ter um generalizante para me colocar/me assumir definitivamente como não-cis na realidade (mesmo que seja um processo que procuro experimentar só comigo primeiro, como alguém que ainda está adentrando na perspectiva radical). E vocês poderiam indicar também alguns saites inclusivos de conteúdo NHINCQ+, principalmente com assuntos sobre alterumanidade, não-monogamia e neurodivergência? Estou desejando MUITO ler discussões desse tipo.

Previamente, obrigad! ♡

O termo mais abrangente que conheço e poderia recomendar sobre gênero é cisdissidente. Engloba toda pessoa que não seja cis. Tecnicamente, não engloba pessoas cis inconformistas de gênero. Algumas pessoas podem usar dissidente de gênero para falar de toda pessoa que não seja cis e/ou inconformista de gênero.

Não conheço e até hoje nunca encontrei alguma página ou algum espaço sobre alterumanidade. Sobre não-monogamia, é comum que algumas páginas mais politizadas toquem nas questões LGBTQIAPN+, porque, né, não-monogamia é um tópico muito próximo da comunidade. Eu poderia indicar páginas como “Não-Mono em Foco” e “Afetos Insurgentes“. De neurodivergência, poderia indicar a “Saúde Mental Crítica” por ser muito politizada, e ocasionalmente toca na questão da saúde mental da comunidade (embora não seja o foco). E também a “Produzindo Subjetividades“, que fala mais sobre a comunidade. Acho que é isso.

– Oltiel

Em relação a termos gerais para se referir a ser alguém não-cis/cisdissidente sem dizer isso, existem termos mais gerais, como queer e variante (explicações sobre o que tais termos significam aqui). Também tem genderqueer/gênero queer/gênero-queer, que hoje em dia é um termo que não é muito usado e que quando é muitas vezes se refere a pessoas não-binárias, mas que também pode incluir pessoas cisdissidentes e que fogem das normas de gênero sem que sejam necessariamente não-binárias.

Eu não sei se você aceita recomendações na língua inglesa, ou que tipo de conteúdo você quer ler já que você mencionou ler discussões, mas praticamente qualquer conteúdo alterumano mais novo tende a ser ao menos superficialmente inclusivo de pessoas NHINCQ+. Há o Nonhuman National Park e o fórum da Alt+H, lugares inclusivos tanto em relação à alterumanidade quanto à identidades NHINCQ+, por exemplo.

Em relação a neurodivergência, o que me vem em mente são blogs como Autistic Hoya, autismserenity e ndpsych. Estes últimos dois são Tumblrs e por isso possuem conteúdo mais misturado, mas são todos blogs inclusivos de identidades NHINCQ+ e que possuem postagens sobre neurodivergência e intersecções entre as duas coisas.

Nunca consumi muito conteúdo sobre não-monogamia, então não me sinto confortável em recomendar nada do tipo.

– Ás

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s