Chamada: Rodízio NHINCQ+ de 12/22 + 01/23

Este rodízio foi cancelado por falta de entradas.

Bem-vindes ao terceiro Rodízio NHINCQ+! Desta vez, o tema é o seguinte:

Família

Esta é uma palavra de muitas conotações. Algumas pessoas consideram que família se refere a um conjunto de pessoas ligado por antecedentes e descendentes biológiques ou adotades. Outras veem família apenas como as pessoas com quem alguém decide conviver, independentemente de laços sanguíneos ou de moradia.

O tema não é restrito a qualquer conceito específico de família; todas as interpretações serão aceitas. Os envios também podem ser sobre conceitos comumente relacionados com o de família: legislação sobre certificados de casamento e como afetam pessoas com diferentes marcações de sexo/gênero em documentos ou questões ligadas à gravidez quando a pessoa grávida é trans também seriam assuntos considerados dentro do tema.

Quero reforçar também que, enquanto é possível cobrir algum subtipo do tema família, entradas discriminatórias contra grupos marginalizados ou não privilegiados não serão publicadas na compilação. Ou seja: as entradas não devem invalidar relacionamentos não-monogâmicos, pessoas que querem se casar, pessoas que adotaram ou querem adotar crianças e afins.

Tudo bem ter ódio do formato de família tradicional ou rancor contra quem usou crenças religiosas para estabelecer práticas heteronormativas, só peço cuidado para que os discursos não prejudiquem grupos que não têm a ver com a história.

Mais sobre o envio do trabalho:

Não tenho muitas ideias para perguntas que podem ser utilizadas como inspiração, mas aqui vão algumas sugestões de tópicos:

  • Experiências pessoais com a família por ser NHINCQ+;
  • Idealizações ou expectativas de como deve(ria) ser a relação entre a família e a pessoa NHINCQ+;
  • Representatividade positiva de famílias com membres NHINCQ+ na mídia;
  • Relatos ou explicações sobre uma ou mais famílias NHINCQ+ escolhidas (links, com aviso de conteúdo para abuso e violência queermísica e dentro da comunidade e epidemias de HIV e COVID-19: 1, 2, 3);
  • Família também é um nome de um táxon. Visto que existem termos para orientações e identidades de gênero em vários níveis de especificidades, é possível falar de alguma “família” de identidades neste sentido.

O prazo foi até 29/01/2023.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s